TAREFAS PARA AS CRIANÇAS

Atribuir tarefas às crianças é uma das melhores técnicas de educação infantil e uma excelente maneira de criar um sentimento de competência e cooperação construindo uma unidade familiar mais forte.

As tarefas domésticas estabelecem hábitos úteis e ensinam lealdade e compromisso com o trabalho. Crianças que crescem vendo tarefas como uma parte normal do cotidiano encontram muito mais facilmente o fluxo para a vida adulta do que aquelas sem essa responsabilidade.

Como começar?
Obter a ajuda do seu filho nas tarefas pode ser um pouco difícil no início e uma dose extra de paciência pode ser necessária. Para algumas famílias é relativamente fácil ensinar os filhos sobre o que fazer e como fazer, mas para outras isto pode ser um grande problema.

Uma dica é que você transmita ao seu filho ainda em tenra idade que todos os membros da família devem trabalhar juntos para fazer funcionar o lar e que cada pessoa deve fazer a sua parte, incluindo ele. Outras dicas são:

Ensine uma tarefa de cada vez. As crianças podem ficar confusas quando são obrigadas a aprender varias tarefas de uma única vez.

Divida a tarefa em pequenas partes. Não diga para limpar o quarto, seja específica, "tire o pó", "troque os lençóis" etc.

Aplicar conseqüências lógicas. Se seu filho se esquece varias vezes de guardar a bicicleta no lugar certo, uma conseqüência lógica seria deixá-lo sem andar de bicicleta por alguns dias.

Não faça a tarefa do seu filho se ele se recusar ou esquecer. Se isto acontecer, você estará demonstrando duas coisas: que não tem autoridade e, por que ele cumpriria tal tarefa, se tem alguém que faça por ele?

Tarefas apropriadas a cada idade

Tenha em mente que nem todas as crianças são capazes de fazer as mesmas tarefas com a mesma idade. Deixe seu filho seguir suas habilidades e interesses. Dê-lhe retorno ao longo do caminho para ajudá-lo na sua aprendizagem. Lembre-se que você está preparando o terreno para seu filho se sentir "bem, ajudando" e entender que os membros da família devem trabalhar juntos para manter o lar em ordem.
Artigo de  Anabela Marisa de Sousa Monteiro

E para ajudar, aqui está um Quadro de Incentivo de Tarefinhas para as crianças. Para incentivar, quando a criança completar a tarefa ou tomar uma atitude legal, cole estrelinhas, carrinhos, bichinhos, o que você quiser.



1 comentários:

Karin Filgueira disse...

Meu filho tem 1a e 6m e já guarda seus brinquedos sozinho. E bate palminhas depois que termina e diz "Êeeeeee..." depois que termina. Uma fofura!!! E estou estimulando-o a me ajudar nestas outras atividades tbm, amiga. Mas sabe qual não posso deixá-lo fazer? Tirar o pó pq ele tem rinite alérgica, sabe. Amei! Como tudo o que encontro por aqui! Obrigada sempre! Deus abençoe!

 
Pin It button on image hover