Pages

SPA EM CASA: AS 10 RECEITAS MAIS EFICIENTES E MARAVILHOSAS!

Você já reparou como costumamos valorizar o que custa caro? Bem, isso funciona em algumas áreas de nossa vida, mas não em todas. No caso de cosméticos, por exemplo, temos orgulho em dizer que usamos esta ou aquela marca, mas ainda não temos o orgulho de dizer que nós os fizemos e que os resultados são exatamente os mesmos ou até melhores. Eu sei que é difícil acreditar. Eu mesma já fui assim, Para mim, só tinha valor o que viesse em embalagem luxuosa, carimbado com uma marca muito famosa. Mas é um engano e nós podemos mudar isso. Dentro do nosso propósito, que é o de tornar a vida mais simples e divertida, valorizando o que realmente tem importância, edifica e permanece, que tal tentarmos fazer nossos próprios cosméticos?
Você vai amar. Seja você mesma a química, a perfumista. Faça suas próprias combinações, componha as fórmulas especialmente para você, porque você é especial e única. Use embalagens bonitas. Frascos delicados. Já que está gastando um absurdo, compre vidros bonitos ou cristais se puder. Enfeite com flores e laços. Agrade-se. Então vamos às 10 receitas que escolhi como as melhores:

CONDICIONADOR
Hibiscus e ACV lavar o cabelo

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:
Vinagre de maçã: suaviza o cabelo e remove o acúmulo de shampoo, condicionador, química etc. Deixa o cabelo extremamente brilhante, fechando a cutícula que se abre cada vez que você lava, e ainda permite que a luz reflita no cabelo.
Chá: 
* Hibisco se você tem o cabelo castanho. 
* Camomila é ótima opção para cabelos claros, com tons dourados naturais. 
* Lavanda para o cabelo mais escuro e problemas no couro cabeludo.
* Urtiga para todos os tipos de cabelo. Ela amacia, fortalece e aumenta o brilho. 
Alecrim: É um ingrediente secreto em um monte de produtos para o cabelo. Ele estimula o crescimento do cabelo e trata problemas do couro cabeludo como a caspa e psoriase.
Óleos Essenciais: adicionados para perfumar e para benefícios de cura. Eu gosto de lavanda, mas alecrim, sálvia, cedro, gerânio ou rosa também seriam boas escolhas. Existem muitas opções, escolha o seu favorito. Neste post dou indicações dos principais óleos essenciais.
Água Filtrada
Esses ingredientes naturais estão muito longe do petróleo, do sódio, do propilenoglicol, da betaína oleico e outros produtos químicos nocivos encontrados em xampus e condicionadores processados ​​industrialmente. 
Modo de fazer:
Utilize ervas secas. Esmague a erva escolhida mais o alecrim num vidro esterilizado. Ferva duas xícaras de água e jogue fervendo por cima das ervas esmagadas. Deixe repousar por 30 minutos. Coe e filtre. Adicione 1/2 xícara de vinagre de maçã, 1 xícara de água filtrada, 5 a 10 gotas do óleo essencial de sua escolha. Misture tudo.  Coloque num frasco de vidro.

MÁSCARA DE MEL CRU E ÓLEO DE COCO
Mel Cru
Por que mel cru é bom para sua pele? (lembre-se: mel cru é aquele que não é aquecido a mais de 110°).
Você sabia que o mel cru tem um pH de 4,5? Isto significa que ele cai dentro da faixa de pH naturalmente saudável da pele. Também contém propriedades anti-sépticas e antimicrobianas tornando-se excelente para a cicatrização da pele. É especialmente bom em curar cortes e queimaduras, matando bactérias e fungos. Mel cru também contém ácido glucônico, um leve ácido alfa hidroxi que clareia a pele, equilibra o tom e clareia cicatrizes e manchas da idade. O mel cru faz maravilhas para os seguintes problemas de pele:
Poros abertos e acne
Rosácea
Eczema
Hiperpigmentação
Pele sem vida, sensível, madura e sem brilho
Óleo de Coco
Por que o óleo de coco é bom para a sua pele? O óleo de coco tem pequena estrutura molecular que permite a fácil absorção através da pele. Ajuda a amaciar e suavizar, além de ter propriedade anti-oxidante que ajuda a pele na luta contra os radicais livres, tornando-se uma pomada ideal para o alívio da pele seca, áspera e enrugada.Muitas vezes se percebe grandes melhorias na psoríase e eczema.Então, o que acontece se nós combinamos essas duas potências em uma máscara facial gostosa, rica em nutrientes? Pele hidratada super macia!
Aqui está o que você vai precisar:
Óleo de coco virgem
Mel cru
Misture o óleo de coco com o mel usando uma colher e uma tigela (certifique-se de misturar até que estejam totalmente incorporados e a mistura se parece com mel nublado). Com a ponta dos dedos aplique a mistura no seu rosto suavemente porque o mel puro pode ter cristalizado e ser um bocado áspero em sua pele se você usar de muita pressão.Deixe descansar a mistura em seu rosto por 15 minutos e depois enxague cuidadosamente com água morna - dando pancadinhas de leve no rosto para secar.

SAIS DE BANHO EFERVESCENTES
1 xícara de bicarbonato de sódio
1/2 xícara de amido de milho
1/2 xícara de ácido cítrico (encontrado em lojas de produtos para velas e sabonetes)
1/2 xícara de lauril em pó (encontrado no mesmo tipo de loja)
1/2 colher de sopa de óleo de amêndoas
Água mineral
Essência do perfume que mais gosta (também encontradas nessas lojas)
Corante alimentício
Junte o bicarbonato, o amido de milho, o lauril e o ácido cítrico numa tigela. Misture bem (use luvas). Adicione o óleo de amêndoas, a essência e o corante. Borrife água mineral aos pouquinhos, utilizando um recipiente spray (não borrife água de uma vez só para não começar a efervescer). Misture com as mãos e borrife água, se necessário, até sentir a massa úmida, de modo que, quando apertar um pouco nas mãos ela não se quebre. Coloque em formas de chocolate ou de silicone (ou até mesmo potinhos de iogurte), pressionando bem. Deixe secar por uma hora. Desenforme com cuidado e embale em folhas de papel para bombons ou de alumínio.

SÉRUM DE VITAMINA C (SEGREDO DESVENDADO)
Um produto que você não pode viver sem é o Sérum de Vitamina C. Ele contrai a pele, ajuda a clarear a pigmentação hormonal (principalmente manchas de gravidez) e ajuda a afastar as rugas. Você deve usar todas as noites antes de ir para a cama. O único problema com esse sérum de vitamina C é que é um dos mais caros produtos de cuidados da pele no mercado. Mas hoje eu vou lhe mostrar como você pode fazer o seu próprio ... por muito, mas muito menos! Você vai precisar de:
* um frasco de vidro de cor escura. 
* vitamina C em pó (ácido ascórbico em pó). Você pode encontrar em lojas de produtos naturais, de produtos para sabonetes e perfumes e aqui mesmo na Internet, na Amazon
* glicerina vegetal líquida 100% pura (você encontra também em lojas de produtos para sabonetes e perfumes e também nas grandes farmácias e drogarias).
Em uma tigela pequena misture 1 colher de chá de vitamina C em pó com 2 colheres de chá de glicerina vegetal. Esmague bem os cristais até que estejam completamente dissolvidos (se você não fizer isso, você vai acabar com um sérum granulado). Com cuidado, despeje o sérum em seu frasco escuro de vidro. Aplicar 3-4 gotas sobre a pele limpa massageando suavemente até que totalmente absorvido. Mantenha em local fresco e seco.Você vai me agradecer por isso, eu prometo!

ESFOLIANTE CORPORAL
Corrie’s Kitchen Spa: Citrus Salt Body Scrub
1/2 xícara de sal marinho 
1/2 xícara de óleo de amêndoas doces (pode substituir por óleo de oliva ou óleo de rícino)
1/2 colher de chá de raspas de casca de limão
1/2 colher de chá de raspas de casca de laranja
Numa tigela médica e seca, combine todos os ingredientes. Coloque em um recipiente de vidro e guarde em local fresco e seco. Modo de usar: pegue uma pequena quantidade com as pontas dos dedos ou numa bucha suave e esfregue pelo corpo em movimentos circulares, sempre de baixo para cima (comece pelos pés). Enxágue e enxugue com uma toalha macia.

BANHO DE ESPUMA DE MEL E AMÊNDOAS
1 colher de sopa de óleo de oliva
1 colher de sopa de mel (esquente em banho maria, para ficar bem líquido - mas não deixe ferver!)
1 xícara de sabonete líquido para bebês
1 colher de sopa de extrato de amêndoas doces (compre em lojas de produtos para fazer sabonetes)
1 colher de sopa de glicerina líquida
Misture tudo muito bem e use durante o banho.

TÔNICO PARA A PELE
Vinagre de maçã
Um tônico de pele pode ajudar a reduzir a oleosidade e a acne, enquanto refresca e fecha os poros. Tônicos  comerciais são feitos com álcool, que pode secar a pele. Fragrâncias, conservantes e produtos químicos podem irritar e causar vermelhidão temporária. Você pode fazer seu próprio tônico com vinagre de cidra de maçã por uma fração do custo e sem álcool, perfume ou produtos químicos.
Ingredientes e suprimentos
Vinagre de maçã
Água destilada
Um frasco de vidro para armazenar o tônico
Um funil
Tigela de vidro
Em uma tigela de vidro, misture uma parte de vinagre de maçã e três partes de água destilada. Misture bem e despeje em um frasco de vidro com um funil. Para usar, molhe um chumaço de algodão com o tônico e limpe seu rosto. Existem muitos tipos de vinagre disponíveis, mas o vinagre de maçã funciona melhor porque equilibra o pH ideal da pele. Se você tem pele oleosa, pode querer adicionar um pouco mais de vinagre de maçã. Para a pele seca, use mais água. Você deve tonificar ao menos uma vez por dia para certificar-se de remover todas as células mortas da pele, óleo e sujeira. Estes podem obstruir os poros e provocar acne. Um tônico também pode fazer grandes poros parecem menores temporariamente, o que melhora a sua aparência.

BANHO DE DESCANSO PARA OS PÉS
Chegar em casa após um longo dia de trabalho, ou passeio, ou caminhada e ter um banho de descanso para os pés, como este, é uma delícia e um alívio. Você nem imagina o quanto fará bem para os seus pés e para você.
2 aspirinas
1 colher de sopa de óleo essencial de capim limão ou essência de erva cidreira (ou qualquer outro que tiver)
1 colher de sopa de óleo essencial de eucalipto ou essência de eucalipto (pode ser também óleo de amêndoas ou de oliva)
Numa bacia coloque água morna, mais para quente do que para fria. Junte os demais ingredientes, dissolvendo muito bem as aspirinas, e coloque seus pés. Descansa e relaxa.

MÁSCARA PARA REJUVENESCER (SEGREDO DESVENDADO)

Este é um segredo muito bem guardado por todos os spas.
Leite de Magnésia
Óleo de Oliva Puro
Água mineral bem fria
Lave bem o rosto e o pescoço com água morna e seu sabonete preferido. Enxugue. Depois passe uma camada de leite de magnésia. Relaxe enquanto aguarda o leite de magnésia secar. Espalhe outra camada de leite de magnésia por cima. Não precisa aguardar. Remova com um lenço de papel bem macio. Esquente um pouco de óleo de oliva puro em banho maria e passe em todo o rosto e pescoço. Deise por 5 minutos. Retire com um lenço de papel macio e depois lave com água mineral quase gelada. Você vai perceber uma verdadeira mudança na sua pele depois de algumas aplicações. Pode usar esta máscara duas vezes por semana.

MÁSCARA DE LIMPEZA PROFUNDA
1 pacote de gelatina incolor sem sabor
1/2 xícara de um chá de ervas (escolha a erva que melhor se adapte à sua pele).
Dissolva o pacote de gelatina na infusão (chá) de ervas. leve ao fogo mexendo sem parar; assim que começar a ferver, retire e deixe esfriar. Aplique no rosto e descanse até que a máscara seque completamente. Retire, puxando com delicadeza. Esta máscara nutre a pele.